Sicredi Pioneira reforça estrutura de órgãos de Defesa Civil em 11 municípios

Sicredi Pioneira reforça estrutura de órgãos de Defesa Civil em 11 municípios
Geral
- Créditos: André Fernandes

Desde maio de 2024, a Sicredi Pioneira tem desenvolvido uma série de ações voltadas reconstrução das comunidades atingidas pelas enchentes em sua área de atuação. A mais recente foi a doação de equipamentos e materiais s equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil dos municípios de Canela, Caxias do Sul, Feliz, Gramado, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Portão, São Francisco de Paula, São Leopoldo e Vale Real. Entre os itens entregues estão veículos, barcos, drones, equipamentos de proteção individual (EPIs), materiais de escritório, entre outros.

Com o processo de reconstrução ainda em andamento e a possibilidade de novos eventos climáticos extremos, a cooperativa direcionou os recursos para fortalecer a capacidade de atendimento população. Para o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt, a iniciativa reflete, na prática, os princípios do cooperativismo.

“O cooperativismo é, acima de tudo, uma forma de equilibrar o econômico com o social. E o interesse pela comunidade faz parte disso. Pensando nas possíveis ocorrências futuras, decidimos apoiar as equipes que atuam nos municípios mais vulneráveis s intempéries da nossa região, garantindo melhores condições de resposta”, afirma.

Além dessa entrega, a instituição já promoveu ações de voluntariado, articulou a recepção e distribuição de donativos, apoiou obras de infraestrutura, destinou recursos próprios e intermediou doações de outros estados, além de contribuir com os valores arrecadados via Pix nacional da Fundação Sicredi.

Segundo Schmidt, a atuação também se voltou retomada econômica. “Além das ações humanitárias, talvez a mais relevante tenha sido o suporte aos setores produtivos da nossa região, especialmente agricultura e turismo, e s milhares de empresas associadas, incluindo as de São Leopoldo e outras cidades fortemente atingidas”.

Municípios mais vulneráveis a enchentes receberam reforço

Em 2024, as chuvas, enchentes e deslizamentos impactaram diretamente diversas cidades da área de atuação da Sicredi Pioneira. A cooperativa atuou tanto no apoio imediato s vítimas quanto na recuperação de estruturas. Agora, os equipamentos entregues buscam preparar as equipes de resposta para situações futuras, ampliando a capacidade de enfrentamento.

Em Caxias do Sul, os recursos foram destinados compra de um drone e tablets para a Defesa Civil, além de um gerador para o Corpo de Bombeiros, serviço de terraplanagem da Estrada do Vinho e instalação de uma estação meteorológica. Também na Serra Gaúcha, em Gramado, a cooperativa viabilizou a aquisição de um veículo, drone, rádios, roupas para prevenção de incêndios, cordas e EPIs para a Defesa Civil. Já o Corpo de Bombeiros recebeu equipamentos de combate a incêndio, câmeras de segurança, ar-condicionado, televisão, materiais de informática, entre outros.

Em Novo Hamburgo, os aportes possibilitaram a compra de um veículo, barco com motor, reboque e materiais de informática para a Defesa Civil; além de um drone, lousa interativa e equipamentos de proteção respiratória para o Corpo de Bombeiros. A Brigada Militar também foi contemplada com celulares, notebooks e telefones.

Na mesma região, São Leopoldo utilizou os recursos para adquirir drone, barcos, uniformes, EPIs, equipamentos eletrônicos e móveis para a Defesa Civil; além de drone e equipamentos respiratórios para o Corpo de Bombeiros.

De maio de 2024 a agosto de 2025, a Pioneira já apoiou diversos municípios com equipamentos e materiais para reforçar as estruturas públicas de prevenção e atendimento a desastres. A lista completa de ações e recursos destinados pode ser consultada no Relatório de Ações da Sicredi Pioneira: enchentes 2024.