Câmara de Gramado repassa verba para atendimento 24h em ginecologia e obstetrícia

Câmara de Gramado destina parte do orçamento para atendimento 24h em obstetrícia e ginecologia no Hospital Arcanjo São Miguel
Na segunda-feira, 11 de agosto, a Câmara Municipal de Gramado formalizou o repasse de dois décimos de seu orçamento para viabilizar a implantação do serviço de atendimento 24 horas em obstetrícia e ginecologia no Hospital Arcanjo São Miguel (HASM).
O valor será incorporado ao contrato nº 337/2024, firmado entre a Prefeitura de Gramado e o Grupo Hospital Ana Nery, gestor do HASM. O aditivo garantirá plantão médico 24 horas nessas especialidades, com equipe multidisciplinar e exames diagnósticos, atendendo gestantes, partos e emergências ginecológicas.
Atualmente, o município enfrenta escassez de consultas ginecológicas na rede pública. Com a medida, serão oferecidas cerca de 170 novas consultas mensais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no ambulatório do hospital, além da disponibilidade de obstetra 24 horas para casos de urgência.
A proposta foi aprovada pelos nove vereadores e, segundo o presidente da Câmara, Ike Koetz, representa um investimento direto na qualidade do atendimento população. “Estamos fortalecendo o cuidado com a nossa população, tornando os atendimentos mais humanizados, eficientes e resolutivos. Este repasse é um investimento no futuro da cidade”, afirmou.
Participaram da assinatura do repasse o prefeito Nestor Tissot, os vereadores Ike Koetz, Rafael Ronsoni, Pedro Lazaretti, Roberto Cavallin, Dra. Maria de Fátima, Fernanda Pereira Dias, Profª Denise, Vivi Cardoso e Neri da Farmácia, além do secretário municipal de Saúde, Jeferson Moschen, representantes do HASM e do Grupo Ana Nery, e o gestor do contrato, Paulo Felippe.
O atendimento ampliado deve beneficiar não apenas as moradoras de Gramado, mas também visitantes que necessitem de assistência médica nessas áreas.