Politica
16/07/2019 11:20

O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, fez uso da Tribuna do Povo, na Câmara Municipal, durante a última sessão antes do recesso parlamentar, para fazer a entrega solene do projeto de lei nº 73, de 12 de julho de 2019, que “autoriza o Município de Canela a permutar imóvel com particular por área construída e dá outras providências”.

O texto prevê a concessão da área das ruínas do antigo cassino a um investidor que, em contrapartida, construa um hospital no bairro Canelinha, às margens da avenida Cônego João Marchesi. “Canela está vivendo um dos momentos históricos mais significativos”, disse.

Orsolin ressaltou o papel do Hospital de Caridade ao longo dos seus mais de 70 anos, que salvou muitas vidas. “Nós não vamos abandoná-lo. Mal com ele, pior sem ele”, falou. Sobre a casa de saúde, o prefeito explicou sobre o processo de intervenção por parte do Município, que eliminou o déficit mensal do HCC e tem pago todas as despesas – até água e luz. Até o fim deste mês, aliás, a Prefeitura garantirá um montante em exames na ordem de R$ 65 mil. “Elas [a Prefeitura] não pode fazer novas dívidas e não pagá-las”, completou.

Após o relato sobre a situação do HCC, Orsolin repetiu ser a hora de se pensar em um novo hospital. Por isso, a fim de sentir como essa ideia seria assimilada pela comunidade, o Executivo organizou mais de 30 encontros pelo município, incluindo a zona rural. “Se a comunidade não quisesse, morreria o projeto. É uma possibilidade, porque eu nunca disse que era uma realidade”, comentou.

Agora, o segundo momento da proposta recai sobre os vereadores, que receberam o texto do PL nº 73 de maneira solene. Antes, o prefeito leu a justificativa elaborada pelo Executivo e o texto, a fim de esclarecer alguns pontos.

Durante o espaço do Grande Expediente, dez dos 11 vereadores se pronunciaram sobre o PL e aprovaram a ideia, reconhecendo que saúde é uma demanda muito importante na comunidade. “Tivemos ótima receptividade no Legislativo. O projeto do novo hospital é um reflexo manifestado pela própria comunidade, e a Câmara mostra a importância que tem para entender esse anseio. Nós precisamos de um novo hospital que atenda a todas as exigências legais. Agora, é torcer para que tenhamos empresas interessadas”, comentou o prefeito de Canela sobre sua participação na sessão ordinária desta semana.