Politica
07/10/2024 19:00

Na sessão desta segunda-feira, dia 7 de outubro, os discursos na Câmara Municipal de Gramado focaram nos resultados das eleições municipais realizadas no domingo. O clima no plenário estava marcado por emoção, agradecimentos e reflexões sobre o próximo ciclo legislativo.


Vereadores que não conseguiram a reeleição parabenizaram os vitoriosos e reafirmaram o compromisso de continuar trabalhando por Gramado até o fim de seus mandatos, que se encerram no dia 31 de dezembro de 2024. Aqueles que saíram vitoriosos nas urnas aproveitaram a oportunidade para agradecer aos seus eleitores e cumprimentar os novos integrantes que se juntarão ao legislativo em janeiro de 2025.


Entre os reeleitos estão Neri da Farmácia, Ike Koetz e Rafael Ronsoni, todos do Partido Progressista (PP). Ronsoni, que obteve 2714 votos, tornou-se o vereador mais votado da história de Gramado. Em seu pronunciamento, ele destacou a expressiva votação e fez questão de agradecer a cada eleitor pelo reconhecimento de seu trabalho: “Essa votação é fruto do esforço diário em representar bem a nossa comunidade, e cada voto é uma motivação para continuar fazendo mais”. Só eu sei o que passei nessa campanha, com ataques, perseguição, mas segui firme e o resultado veio”, disse Ronsoni, emocionado.


Ele finalizou seu pronunciamento anunciando que não irá mais disputar mandato de vereador e que em 2028 será candidato a prefeito de Gramado. “Este é meu último mandato como vereador. A comunidade deu seu recado e anuncio desde já que sou pré-candidato a prefeito em 2028. Não vou deixar para avisar o partido na última hora para colocar meu nome à disposição”, disse Ronsoni, que foi ovacionado pela plateia logo em seguida.


Por outro lado, os três vereadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que compõem a atual legislatura, Renan Sartori, Rodrigo Paim e Cícero Altreiter, não conseguiram se reeleger. Sartori disputou a prefeitura, mas foi derrotado com 3100 votos, enquanto Nestor Tissot (PP) foi reeleito com mais de 18 mil votos. Rodrigo Paim, apesar de boa votação, não conseguiu retornar à Câmara.


Já Cícero Altreiter, presidente da Câmara, também não obteve sucesso nas urnas, mas reafirmou o compromisso de continuar atuando com dedicação até o término de seu mandato. O vereador Professor Daniel, do PSDB, ficou a apenas 8 votos de ser reeleito. Celso Fioreze, também do PSDB, não foi reeleito e, frustrado com o resultado, renunciou ao mandato no dia seguinte às eleições, motivo pelo qual não esteve presente na sessão.


Os novos vereadores eleitos para a legislatura de 2025 a 2028 são Jefferson Moschen, Lucas Roldo, Pedro Lazaretti e Carlos Foss, todos do PP, além de Roberto Cavallin e Dra. Fátima, ambos do Republicanos. A composição da nova Câmara Municipal contará com uma ampla maioria do PP, com sete vereadores, enquanto o Republicanos terá dois representantes.


A sessão foi marcada por grande participação popular, com o plenário lotado, pessoas sentadas no chão e muitos cidadãos acompanhando a reunião do lado de fora. Os novos eleitos também estiveram presentes, acompanhando o desenrolar da sessão e já se preparando para o que encontrarão no legislativo municipal a partir do próximo ano.


A expectativa agora se volta para o início dos novos mandatos em janeiro de 2025, quando os vereadores eleitos e reeleitos terão a responsabilidade de atender às expectativas da população gramadense.