Politica
04/02/2020 21:22

O vereador de Canela, Jerônimo Terra Rolim (PSDB), utilizou espaço na tribuna da Câmara de Vereadores, na última segunda-feira (3), primeira sessão legislativa do ano, para cobrar do secretário de saúde e do prefeito “o descaso com o sistema de saúde da cidade”.

Rolim afirma ser inadmissível a prefeitura estar há 8 meses fazendo intervenção no hospital, com um custo financeiro altíssimo, e até hoje sequer ter raio-x dentro do hospital.

“Atualmente, os pacientes precisam aguardar agrupar 3, 4, até 5 pacientes para entrar numa ambulância e se deslocar a Gramado para fazer exame de raio-x ou exames de imagem e até exame de sangue. Essa espera dura às vezes mais de cinco horas, realidade que está castigando os cidadãos”, disse Rolim.

Ontem, enquanto o Vereador Rolim se manifestava na Tribuna, contribuintes nas redes sociais narravam que estavam há três horas sentados no hospital naquele dia, esperando transporte para fazer exames de raio-x em Gramado.

Rolim cobra “a falta de profissionalismo e o descaso com a saúde dos pacientes, sendo que há mais de oito meses sequer o hospital assinou um contrato de exames de raio-x”.

"Um hospital que não tem nem raio-x é como chegar em um restaurante para almoçar e não ter panelas para fazer a comida", compara Rolim.

O vereador afirma que a primeira medida que a Intervenção deveria ter feito era contratar uma empresa de exames de imagem para atuar dentro do hospital: "se chegar uma grávida de madrugada com sangramento e correndo risco de perder o bebê é necessário uma ecografia de emergência e simplesmente a grávida vai ter que aguardar para ter mais pacientes para botar uma ambulância para ele fazer o exame em Gramado, podendo perder o bebê”.

Rolim cobra que esse ano haja mudanças definitivas na Secretaria de Saúde, pois a população está sendo desrespeitada com a falta de gestão nessa pasta.

"A sociedade precisa entender que esse descaso no hospital gera consequências e gera processos e somos nós contribuintes que estamos pagando essa conta, a intervenção precisa ser feita por gente profissional, com interesse em resolver o problema e não fazer jogo político", finalizou.