Politica
10/07/2019 22:49

A decisão do município de Caxias do Sul de pleitear o ingresso na Região da Hortênsias, que provocou surpresa e desencadeou várias manifestações de rejeição à ideia, motivou o encaminhamento de uma moção de contrariedade assinada por 13 vereadores caxienses. A opção feita pela prefeitura de Caxias faz com que o município deixe de pertencer à Região da Uva e do Vinho.

Após uma série de críticas dos parlamentares que fazem parte da oposição ao governo do prefeito Daniel Guerra, foi aprovado, por maioria de votos, a moção de contrariedade à inclusão de Caxias do Sul na Região das Hortênsias. O documento, encaminhado em regime de urgência ao plenário nesta terça-feira (9), foi aprovado por 19 votos contra um. 

Somente foi contrário à moção o líder do governo na Câmara, vereador Renato Nunes (PRB). Não estiveram presentes em plenário os vereadores Elizandro Fiuza (PRB) e o vereador Rodrigo Beltrão (PT). A moção foi proposta por 13 vereadores e teve uma série de manifestações de apoio da inciativa por outros parlamentares de oposição ao governo que rejeitam a intenção de Caxias do Sul ter que deixar de pertencer à Região da Uva e Vinho para ingressar na Região das Hortênsias, atualmente composta pelos municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.  

Em posicionamentos no plenário, a iniciativa do município foi criticada por diversos parlamentares. Um deles, o vereador Elói Frizzo (PSB), afirmou que a decisão pela inclusão foi feita de forma unilateral pela prefeitura, sem o debate com os órgãos municipais de turismo, comunidade e as lideranças empresariais do município.

O líder do governo, vereador Renato Nunes, foi o único parlamentar da base governista que rebateu as críticas.  Para ele, a inclusão de Caxias na Região das Hortênsias está em conformidade com a divisão geográfica e a proximidade entre os municípios.   

O texto da moção aponta que reconhece a Região das Hortênsias como um polo turístico importante e consolidado. No entanto, destaca que Caxias deve seguir suas raízes culturais e históricas e permanecer na Região da Uva e do Vinho, enquanto política de regionalização do turismo; e que a atual gestãodeve se comprometer a realizar as articulações necessárias para o maior aproveitamento de seu potencial turístico e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município e da região. 

A moção será encaminhada à secretária municipal de Turismo, Renata Carraro, ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, e aos deputados estaduais Neri, O Carteiro (SD), Pepe Vargas (PT) e Carlos Búrigo (MDB).