Entrega de licença ambiental marca início de complexo turístico do Club Med em Gramado

Na manhã deste sábado, 24 de maio, foi realizada a solenidade de entrega da Licença Ambiental da primeira fase de implantação do novo complexo imobiliário e turístico do Club Med em Gramado. O evento, promovido pela DC Set Group, Club Med e Star Ópera Incorporadora, em nome da DC Paradisus, aconteceu no Gramado Tênis Clube.
A cerimônia contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, secretários de Estado, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o vice-prefeito Luia Barbacovi, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ike Koetz, empresários e representantes da imprensa. Também participaram Dody Sirena, diretor-presidente do DC Set Group; Jaime Sirena, diretor e CEO do projeto em Gramado; e Janyck Daudet, CEO do Club Med.
Club Med
O Club Med é uma rede internacional de resorts all-inclusive, fundada na França, presente em mais de 40 países e reconhecida por oferecer experiências exclusivas de lazer, bem-estar e entretenimento em destinos paradisíacos. A chegada do empreendimento Serra Gaúcha representa um marco no turismo de alto padrão, com impacto direto na economia local e no fortalecimento da imagem internacional de Gramado.
Complexo em Gramado
Com 205 hectares de área, o complexo será construído no bairro Mato Queimado e contará com uma ampla estrutura voltada para o lazer, hospedagem e entretenimento. Além do resort Club Med, o projeto inclui condomínio residencial, spa, e uma unidade do Roxy — espaço multifuncional que une gastronomia, música e lifestyle, inspirado em clubes internacionais.
A proposta também contempla atrativos como pista de esqui artificial, neve artificial, pista de esqui virtual, montanha-russa inspirada nos parques de Orlando, light show, arvorismo, espaço para shows e eventos, e uma rua coberta com complexo de lojas e restaurantes, consolidando o empreendimento como um destino completo para todas as estações do ano.
A entrega da licença ambiental marca o início das obras da primeira fase. A previsão é que esta etapa inicial, com 36 hectares, seja concluída e entregue em dezembro de 2026. O investimento total é de R$ 1 bilhão.
"Um empreendimento como este colocará Gramado num novo patamar turístico, trazendo visitantes internacionais para nossa cidade. Estamos muito felizes com esse projeto. Também teremos o Hospital Sírio Libanês, uma parceria deste grupo com o Sierra Móveis, daqui do nosso município", disse o prefeito Nestor Tissot.
O governador Eduardo Leite destacou a importância do complexo para o turismo do Rio Grande do Sul. "É um empreendimento audacioso, que gerará empregos qualificados e alavancará ainda mais o turismo na Serra Gaúcha. Todas as exigências ambientais estão sendo cumpridas, o que mostra que é um complexo diferenciado. Teremos também o Aeroporto de Vila Oliva, que facilitará o acesso dos turistas para Gramado, além do projeto do trem que facilitará a mobilidade de Porto Alegre para a Serra Gaúcha. O Club Med vai agregar e dar uma enorme contribuiçãoao nosso Estado", disse Eduardo Leite.
Após a solenidade, os convidados foram recepcionados com um almoço no local.