Turismo
25/06/2020 19:30

Uma iniciativa das Secretarias Municipais de Turismo de Gramado e Canela com o Bustour, linha turística intermunicipal oficial, contará com mascotes das atrações de ambas as cidades. A ação tem como objetivo incentivar o turismo responsável e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Trânsito de cada município.

Carros de som das prefeituras acompanharão durante todo o trajeto, com mensagens faladas sobre distanciamento e uso de máscaras. Esse passeio especial, exclusivo aos mascotes, com distanciamento, acontecerá neste sábado e no domingo, às 15h, partindo do centro de Gramado. 

O veículo irá circular pelos pontos turísticos e ruas principais das duas cidades. “Existe uma união do poder público com o trade turístico, em favor do pleno atendimento das medidas de combate à Covid-19. Essa ação faz parte de um conjunto de medidas de conscientização, em que buscamos emitir, unidos, mensagens a favor de um turismo respeitoso, consciente e responsável, onde as pessoas utilizem as máscaras, que são de uso obrigatório nos municípios, e que não se aglomerem. Temos conversado com a Bustour, que é a concessionária do transporte turístico intermunicipal de Gramado e Canela, para que essas ações possam acontecer nos finais de semana pelos próximos meses”, afirma o secretário municipal de Turismo de Gramado, Rafael Carniel de Almeida. 

Para o secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches, desde o início os municípios vêm procurando fazer com que essa parceria e união possam fortalecer os laços. "A iniciativa vai de encontro a tudo o que desde o começo estamos provocando: essa prevenção, essa conscientização, uma reeducação para o novo normal. E, principalmente, usar as nossas identidades, os nossos atrativos, as nossas experiências, que são proporcionadas diariamente aos turistas, proporcionar também aos nossos cidadãos, tanto da cidade de Canela, quanto de Gramado", comenta o secretário Sanches.  

A escolha de levar mascotes para andar no Bustour vem com o objetivo de trazer uma mensagem séria de forma lúdica, visando lembrar a todos qual é a condição para se fazer turismo em tempos de pandemia. “Os mascotes levarão nossa mensagem aos visitantes, sobretudo às famílias, de uma forma bonita, alegre. Eles se comunicam diretamente com as crianças, que geralmente captam rapidamente valores e os cobram de seus pais e demais adultos, provocando uma conscientização de forma transversal, pela necessidade de serem exemplos”, ressalta Rafael de Almeida. 

Para as empresas que participarão com seus mascotes, o pré-requisito solicitado foi que providenciassem uma máscara para uso do personagem. Caso a iniciativa seja prolongada, serão abertas inscrições para os mascotes.