Turismo
10/10/2020 19:36

O parque temático Snowland, de Gramado (RS), inaugurou nesta quinta-feira, dia 8 de outubro, sua loja no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O novo espaço batizado de “Snowland Magic” representa um marco para o único empreendimento com neve de verdade das Américas.  

 

O vice-presidente de Entretenimento do Grupo Gramado Parks, Paulo Mentone, destaca que a nova loja está localizada na área de Desembarque e que isso oportunizará um contato direto com os turistas. “O Snowland vai recepcionar estas pessoas com todo o carinho, em um ambiente tematizado, mágico e que transmite um pouco da atmosfera lúdica que há no Parque”, conta.  

 

Na “Snowland Magic” as pessoas poderão conhecer rotas de passeios, além dos variados atrativos e opções de entretenimento disponíveis na serra gaúcha. “O turista que estiver voltando para casa também terá a oportunidade de comprar presentes e souvenirs temáticos do parque e relacionados a cidade de Gramado, que é considerada um dos principais destinos turísticos do Brasil”, avalia Mentone.

Para celebrar a abertura da loja, o Snowland realizou nesta quinta-feira, às 19h, um evento inovador, em formato drive-in, no estacionamento do Salgado Filho, seguindo todos os protocolos de segurança necessários. Na ocasião, os convidados, junto com suas famílias, conheceram de pertinho os personagens do Snowland, assistiram a shows e também ao filme da animação “Pé Pequeno”.  


Snowland: único parque com neve de verdade do Brasil completa sete anos 

 

Neve todos os dias, e no Brasil! O que era sonho se transformou em realidade e ganhou forma há sete anos, em outubro de 2013, quando o primeiro e único parque de neve do País, o Snowland, foi inaugurado em Gramado, no Rio Grande do Sul.   

 

Desde lá, a atração tem construído uma sólida trajetória, que tem como base a criação de entretenimento em ambiente de neve, proporcionando experiências únicas e inesquecíveis, além da promoção da prática de esportes de inverno em solo brasileiro.   

 

Além de fomentar o turismo de entretenimento, o que fica evidente quando se apresenta o número de mais de 2,5 milhões de visitantes recebidos neste período, o Snowland também participa integralmente do desenvolvimento econômico da cidade e da região.  

 

Com picos mensais de 30 mil visitantes na baixa temporada e recorde de até 50 mil na alta, tornou-se um aclamado destino turístico por reunir em um só lugar duas características importantes para quem busca férias inesquecíveis: a magia dos filmes e o encantamento das histórias infantis!  

 

O ineditismo do empreendimento está na atmosfera mágica e lúdica que envolve cada espaço. Para proporcionar o clima europeu do local, possui equipamentos com tecnologia de ponta que, além de manter as temperaturas na área de neve entre 3 e 5 graus negativos, produzem neve de verdade a partir da reprodução do microclima natural. “Toda esta inovação faz do Snowland um empreendimento sem igual no Brasil!”, afirma o vice-presidente de Entretenimento do Grupo Gramado Parks, Paulo Mentone.     

 

Atualmente, gera 273 empregos diretos e centenas de indiretos. Sua inauguração fez com que o turista acrescentasse, em média, uma diária ao tempo de permanência em Gramado, bem como ampliasse o consumo em restaurantes e lembranças ligadas ao destino.   

 

Ainda falando em números expressivos, o Parque é um dos maiores arrecadadores de impostos do Estado. Até hoje, já foi tributado em mais de R$ 61,3 milhões.   

 

Em constante renovação, o Snowland tem investido em novas atrações, shows artísticos no gelo, ações como o Snowland Night. Também tem investido na melhoria e modernização da sua infraestrutura, como a revitalização da antiga fachada. O novo projeto está alinhado com o estilo arquitetônico de Gramado, que é um dos atrativos da cidade, e tem tematização desenvolvida por profissionais especializados.   

 

Mentone revela que, anualmente, são feitos investimentos para a renovação das atrações e capacitação dos funcionários. “Há sempre uma preocupação em fazer melhor. E isso começa desde a recepção do turista no Parque até a saída dele. Investir faz com que o Snowland esteja sempre entre os principais parques temáticos do Brasil e o caminho para o desenvolvimento passa pelo constante aprimoramento profissional de equipe de colaboradores”, avalia.  

             

Selo Turismo Responsável  


Recentemente, o Snowland conquistou o selo “Turismo Responsável Limpo e Seguro”, concedido pelo Ministério do Turismo para empresas que estabelecem boas práticas de higienização.  

Programa que promove protocolos específicos para a prevenção da Covid-19 em cada setor, focando na saúde e segurança do turista, o selo é uma das iniciativas do Governo que integram o “Plano de Retomada do Turismo Brasileiro”. Com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia, pretende preparar o setor para um retorno gradual às atividades e posicionar o Brasil como um destino seguro, protegido e responsável para quem quer viajar.  


Para conquistar o Selo, o Snowland desenvolveu, praticou e consolidou mais de 50 procedimentos de saúde e segurança, seguindo protocolos desenvolvidos por associações de parques internacionais e nacionais, estes protocolos foram revisados e alinhados com as recomendações oficiais do Ministério do Turismo.  

Desde o início da pandemia, o Snowland tem focado em ações precisas e controladas para garantir a segurança dos colaboradores, dos familiares e da comunidade.


“O selo vem coroar um trabalho que já vem sendo feito desde março, com muita dedicação. Quem vier ao Parque pode ter a certeza e a segurança de que estará em um ambiente que segue as regras para o controle da Covid-19. Estamos fazendo nossa parte com excelência, pois acreditamos na retomada do turismo brasileiro”, explica Paulo Mentone. 

 

Novas atrações  

 

O Snowland permanece investindo em novas atrações para os turistas. Quem visitar o parque poderá conferir o novo show “Patinando pelas Décadas”, estrelado por patinadores profissionais. O espetáculo mostra uma viagem no tempo, através de coreografias com as músicas mais marcantes de cada década.  

 

Já na montanha de neve, a novidade é o divertido Flashmob com 15 artistas. Manobras com esqui, snowboard e a participação super especial da Rainha da Neve são algumas das surpresas preparadas para o público. E tudo isso tendo como trilha sonora um pot-pourri de uma das maiores bandas do mundo, Queen.  

 

Área de Neve  

 

Com certeza, a Área de Neve é um dos espaços mais divertidos do Snowland, com seus mais de 8 mil m² totalmente dedicados ao frio e neve de verdade! 

 

No local, pode-se assistir a apresentações teatrais; brincar com jogos analógicos; conhecer o Castelo de Neve; brincar nos tobogãs adulto e infantil e no Tubing, uma descida sobre boia por 90 metros de rampa.  Para quem busca mais aventura, a diversão fica por conta da prática de esportes como o esqui e o snowboard na ampla pista de 120 metros de extensão.  

 

E se o desejo for apenas apreciar a neve, a pedida é tomar um chocolate quente no Hot Café ou, simplesmente, curtir o Pub da Montanha que, além de servir a linha completa de cervejas especiais da Cervejaria Rasen, oferece cardápio de lanches e pratos principais. Tudo isso, sob um clima típico dos alpes, ao pé da montanha. É de esquentar o coração de qualquer um!  

 

Prática de esportes de inverno 

 

Para garantir a segurança e a diversão com os esportes de neve, o Parque disponibiliza aulas de patinação artística, esqui e snowboard na Escola de Neve. Primeira do Brasil, os alunos contam com o suporte de instrutores treinados e capacitados em Bariloche e recebem certificação após a conclusão das formações. Para as duas modalidades existem aulas teóricas e práticas, além do aluguel de equipamentos.  

 

Nova Fachada 

 

Inspirada na arquitetura das pequenas cidades da Baviera e da Suíça, a nova fachada reproduz uma paisagem urbana no estilo “Enxaimel”. A partir de um conceito de “blocos” que, com um efeito de movimento e detalhes que os diferenciam, como sacadas e floreiras, o projeto dá a impressão de ser composto por várias construções que foram se formando ao longo dos anos, como nas cidades da Europa.   

 

Numa mistura harmoniosa da arquitetura antiga com a contemporânea, os telhados dos alpendres frontais e laterais tem um estilo mais atual, remetendo a paisagens de parques nevados existentes por todo o planeta.   

 

E, no entorno da atração, um paisagismo pensado para recriar a paisagem bávara existente aos pés dos Alpes Nevados, em sintonia com a floresta de araucárias da região, recebe os visitantes. Gramados com flores, arbustos, árvores coníferas e com folhas outonais multicoloridas enriquecem a paisagem do Snowland, já considerado um dos cartões postais de Gramado.